Você passa um tempão escolhendo os óculos, o chapéu e as sandálias que vai levar à praia. Nada mais justo que gaste um tempo também escolhendo o protetor solar mais adequado. Quando for comprar o seu, aí vão algumas dicas que podem ajudar:
Escolha FPS 30 ou mais
Se você tem a intenção de pegar uma corzinha e por isso prefere usar um FPS 8, ponto negativo. Por mais que você goste de um bronzeado, isso aumentará seu risco de desenvolver rugas, manchas e câncer de pele no futuro. O FPS 8 não é suficiente. O valor mínimo recomendado é FPS 30.
Os filtros são eficazes contra raios ultravioleta A (UVA)
O FPS indica a proteção contra os raios ultravioleta B, ou UVB. Hoje se sabe que o UVA provoca manchas, rugas e aumenta a predisposição ao câncer de pele. Por isso filtros atuais têm proteção anti-UVA.
Pele normal, oleosa, mista ou ressecada
Pele normal se adapta bem a qualquer tipo de protetor solar. Se for seu caso, use o que mais agradar, seja em creme, loção, mousse, gel ou outro. Peles oleosas ou mistas precisam de produtos menos gordurosos, sem óleo na composição. Hoje nós do grupo Boas Práticas produzimos em bases cremes sem óleo, com toque bem seco, e alguns até ajudam a reduzir a oleosidade da pele. Peles secas se adaptam melhor a filtros hidratantes e mais gordurosos. A tabela abaixo pode ser útil na hora da escolha:
Ø Pele normal: creme, mousse, loção, loção sem óleo, gel-creme ou gel.
Ø Pele mista, oleosa ou com espinhas: loção sem óleo, gel-creme, gel ou gel aquoso.
Ø Pele seca: creme ou loção hidratante.