terça-feira, 19 de julho de 2011

Artigo sobre Alimentação Funcional

OS ALIMENTOS FUNCIONAIS podem ser classificados em 3 grupos:

• Alimentos com propriedades imunológicas: podem melhorar o sistema imunológico, fazendo com que nosso organismo se defenda de microorganismos. Podemos encontrar nos vegetais, hortaliças, frutas, chás, trigo e peixes.
• Alimentos com atividade antioxidante: protegem o nosso organismo da oxidação provocada pelos radicais livres. Auxiliam no combate a várias doenças como câncer, cardiopatias, catarata e diabetes. São ricos em Vitamina C, Zinco, Vitamina E, Betacaroteno. Podemos encontrar na cenoura, abóbora, brócolis, espinafre, tomate, entre outros.
• Alimentos ricos em ácidos graxos poliinsaturados Ômega-3, Ômega-6: podem prevenir doenças do coração, aumento das taxas de triglicerídeos e hipertensão arterial. Podemos encontrar nos peixes de água salgada e fria e também na semente de linhaça.
Portanto, as propriedades relacionadas à saúde dos alimentos funcionais podem ser provenientes de constituintes normais desses alimentos, como no caso das fibras e dos antioxidantes (vitamina E, C, betacaroteno) presentes em frutas, verduras, legumes e cereais integrais ou através da adição de ingredientes que modifiquem suas propriedades originais exemplificada por vários produtos industrializados, tais como: leite fermentado, biscoitos vitaminados, cereais matinais ricos em fibras, leites enriquecidos com minerais ou ácido graxo ômega 3. Porém, alguns alimentos industrializados possuem concentrações muito baixas dos componentes funcionais, fazendo-se necessário o consumo de uma grande quantidade para a obtenção do efeito positivo mencionado no rótulo. Portanto, o produto contendo a substância funcional não substitui por completo, o alimento de onde foi retirado tal composto, uma vez que apresenta apenas uma característica deste.
Em se tratando de produtos industrializados, alguns autores preferem classificá-los como produtos fortificados ou enriquecidos e não como funcionais.
É importante esclarecer que a funcionalidade dos alimentos será efetiva quando a alimentação estiver associada a um estilo de vida saudável levando em consideração principalmente, o consumo equilibrado dos nutrientes de acordo com as necessidades individuais, e a prática de atividade física.
Alguns exemplos de compostos presentes nos alimentos funcionais e os respectivos benefícios à saúde, estão descritos na tabela abaixo “Alimentação saudável ... mente e corpo equilibrados!”:
COMPOSTOSAÇÕES NO ORGANISMOFONTES ALIMENTARES
BetacarotenoAntioxidante que diminui o risco de câncer e de doenças cardiovascularesAbóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, espinafre, couve 
LicopenoAntioxidante relacionado à diminuição do risco de câncer de próstata Tomate, melancia
FibrasRedução do risco ao câncer de intestino e dos níveis de colesterol sangüíneo Frutas, legumes e verduras em geral e cereais integrais 
Isoflavonas Redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovascularesSoja, inhame
Ácido graxo ômega 3 Redução dos níveis de colesterol sangüíneo e do risco de doenças cardiovascularesPeixes de água fria, frutos do mar e óleo de peixes
Ácido graxo omega-6 Efeito protetor para as doenças cardiovasculares Óleos vegetais como azeite, óleo de canola, milho e girassol, nozes, soja e gergelim
Ácido graxo
mono-insaturado

Efeito protetor sobre cânceres de mama e próstataAzeite de oliva
PróbióticosAjudam no equilíbrio da flora intestinal e inibem o crescimento de microrganismos patogênicos
Iogurtes, leite fermentado
Vale lembrar também da importância do consumo de fibras. Elas auxiliam o bom funcionamento intestinal e influenciam na absorção das gorduras e açúcares que comemos.
As fibras solúveis auxiliam na absorção de ácidos graxos e sais biliares, que atenuam a velocidade de absorção de diversos nutrientes, entre eles a glicose e o colesterol. Fontes alimentares: frutas cítricas, farelo de aveia, cevada, leguminosas, verduras. As fibras insolúveis como a celulose, lignina e algumas hemiceluloses, que por não serem digeridas favorecem o bom funcionamento dos intestinos, aumentando o volume fecal, e atualmente sendo citadas como fator importante na redução da incidência de câncer de intestino. Fontes alimentares: farelo de trigo, grãos integrais e verduras.
Não existe nenhum alimento que contenha todos os nutrientes necessários ao organismo, por isso precisamos comer alimentos de todos os grupos de forma equilibrada. Lembre-se de que uma alimentação saudável influencia na nossa aparência, nas nossas emoções, na prevenção de algumas doenças e no tratamento de outras, como diabetes, colesterol alto, obesidade e pressão alta.
“Alimentação saudável ... mente e corpo equilibrados!”
Saúde, bem-estar e qualidade de vida estão associados diretamente
com hábitos alimentares e equilíbrio nutricional.
Regina Corrêa – Nutricionista Clínica
Programa personalizado de orientação nutricional e re-educação alimentar
para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.
Atendimento: Contato Regina Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário